sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Alunos postam exemplos de figuras de linguagem

Pesquisar frases que exemplifiquem as figuras de linguagem conhecidas como Metáfora e Comparação. Esta foi a atividade proposta para esta semana durante a aula de Literatura Brasileira. No total os alunos devem postar oito exemplos - quatro para cada um dos ítens. É necessário publicar também o nome e o curso pretendido no Vestibular.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Reunião extraordinária com responsáveis pelos alunos menores de idade

A Coordenação do Pré-Vestibular Ganga Zumba realiza nesta quinta-feira, dia 24/02, uma reunião extraordinária com os responsáveis pelos alunos menores de 18 anos. Durante o encontro, serão discutidos o projeto e a missão do curso comunitário. A presença de todos os convocados é indispensável. A reunião acontecerá na sala de aula do Pré, das 17h às 18h20. 
 

Pré realiza inscrições para isenção de taxa do Vestibular da UERJ

A equipe do Pré-Vestibular Ganga Zumba fará nesta quinta-feira, dia 24/02, um mutirão para realizar as inscrições para a isenção do Vestibular da UERJ 2012. A coordenação solicita a colaboração daqueles que puderem levar computadores móveis com Internet para auxiliar no processo de cadastramento dos alunos. Professoress e demais voluntários, que tiverem disponibilidade, devem comparecer ao curso a partir das 17h - horário em que as atividades serão iniciadas. 
 

UFF divulga primeira lista de convocados a partir da lista de espera do Sisu

Plantão | Publicada em 24/02/2011 às 09h43m
O Globo
RIO - A Universidade Federal Fluminense (UFF) divulgou nesta quinta-feira (24) a primeira lista de candidatos convocados a partir da lista de espera gerada após o encerramento do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC). Esses estudantes ocuparão as vagas não-preenchidas depois das três chamadas do Sisu e de cursos que não possuam estudantes habilitados a concorrer às próximas chamadas do vestibular próprio da universidade.
Os aprovados para cursos realizados em Niterói deverão realizar a matrícula nesta sexta-feira (25), das 12h às 18h, no campus do Gragoatá, Bloco B, em São Domingos. Já nos cursos do interior do estado, os procedimentos serão realizados nos mesmos dia e horário nos seguintes locais:
- Angra dos Reis: Pólo UFF Prof. Jair Travassos (Avenida dos Trabalhadores s/nº - Jacuecanga)
- Campos: Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional
(Rua José do Patrocínio, 71 - Centro)
- Itaperuna: Escola Municipalizada Águas Claras (Rua Jornalista José Américo Garcia, s/nº - Presidente Costa e Silva)
- Macaé: Cidade Universitária (Rua Aloísio da Silva Gomes, 50 - Granja dos Cavaleiros)
- Miracema: Escola Municipalizada Professor Álvaro Augusto da Fonseca Lontra
(Avenida Deputado Luiz Fernando Linhares, s/nº - Centro)
- Nova Friburgo: Pólo Universitário de Nova Friburgo (Rua Silvio Henrique Braune, 22 - Centro)
- Rio das Ostras: Pólo Universitário de Rio das Ostras (Rua Recife, quadra 7, lotes de 1 a 7 - Jardim Bela Vista)
- Santo Antônio de Pádua: CIEP Brizolão 469 Anaíde Panaro Caldas
(Rua Chaim Elias, s/nº - Alequicis)
- Volta Redonda: Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda
(Avenida dos Trabalhadores, 420 - Vila Santa Cecília)

UFRJ divulga lista de aprovados no edital de vagas remanescentes

Plantão | Publicada em 24/02/2011 às 09h16m
O Globo
 
RIO - A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) divulgou nesta quinta-feira (24) a classificação do edital de vagas remanescentes para o vestibular 2011. A lista de aprovados está disponível no site www.acessograduacao.ufrj.br . As pré-matrículas, com exceção dos cursos de Macaé, serão realizadas nesta sexta-feira (25), das 10h às 15h, na Divisão de Registro de Estudantes (DRE), no campus do Fundão. Já as pré-matrículas para Macaé serão feitas nos mesmos dia e horário na Cidade Universitária do município. Quem não comparecer à pré-matrícula estará eliminado do concurso.
Os documentos exigidos para fazer o procedimento são os seguintes: cópia autenticada do histórico escolar completo do ensino médio ou equivalente; dois retratos 3x4 recentes; cédula de identidade válida em todo território nacional; certificado de conclusão do ensino médio; título de eleitor; comprovante de que está em dia com as obrigações militares (para homens maiores de 18 anos); Cadastro de Pessoa Física (CPF) do candidato (não serão aceitos CPF de terceiros).

domingo, 20 de fevereiro de 2011

UFRJ: novas vagas para o 1º semestre

Plantão | Publicada em 17/02/2011 às 08h54m
O Globo

RIO - A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) está com 340 vagas abertas para o 1º semestre letivo de 2011. A informação consta do edital de vagas remanescentes publicado na última terça-feira (16). Poderão participar todos os candidatos que tenham terminado o ensino médio e não foram eliminados do concurso.
As inscrições, que terminam no dia 21, só serão permitidas para um curso/habilitação/turno que seja do mesmo grupo daquele escolhido no ato na inscrição para o vestibular 2011. Elas devem ser feitas através do site do vestibular da instituição . No caso de cursos que exigem THE, para se candidatar, é indispensável a aprovação no teste para a respectiva carreira.
A lista dos aprovados no edital de vagas remanescentes será divulgada até o dia 23 de fevereiro, com a pré-matrícula no dia 25, das 10h às 15h, no campus do Fundão. Quem não comparecer perderá o direito à vaga. As vagas oriundas de eventuais desistências até o dia 17 de fevereiro poderão ser adicionadas ao edital. Está prevista uma reclassificação até o dia 4 de março, com pré-matrícula no dia 15 do mesmo mês. Para o segundo semestre, um novo edital de vagas será publicado no futuro.
Todas essas oportunidades se referem ao vestibular próprio da UFRJ, utilizado para preencher 40% das vagas. Os outros 60% ocupados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), seguirão as regras determinadas pelo MEC: as chamadas para vagas remanescentes seguirão a lista de espera gerada pelo sistema.

UERJ divulga edital de isenção de taxa de inscrição para o Vestibular 2012

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro(UERJ) divulgou o edital de isenção de taxa de inscrição para o Vestibular 2012. Os alunos interessados em realizar a prova devem selecionar os documentos necessários, conforme orientação presente no edital. A coordenação do Pré-Vestibular Ganga Zumba solicita que todos os que têm acesso à Internet leiam o edital na íntegra e compartilhem com o restante da turma. Na próxima semana, o material estará disponível para consulta no mural. O Edital de Isenção pode ser consultado no link http://www.vestibular.uerj.br/portal_vestibular_uerj/index_portal.php .


sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Físico brasileiro implementa projeto de educação on-line gratuita

Publicada em 17/02/2011 às 08h51m
Carlos Alberto Teixeira

Fonte: Globo on line 
 
RIO. O físico brasileiro Alexandre Leoni Fonseca, de 46 anos e residente na Inglaterra, começou em 2008 a implementar o Landau Global, um projeto de educação on-line gratuita que visa a despertar o interesse dos jovens para carreiras baseadas em ciência e tecnologia. 
As disciplinas são ensinadas com base na solução das questões de alguns dos principais vestibulares do país. O sistema já tem em seu acervo questões resolvidas do ENEM e de vestibulares de instituições como Fuvest, UFRJ, UFMG, UFPE, entre outras, num total de mais de 1.200 questões de física, matemática, química e biologia. 
- No futuro, faremos também aulas teóricas e experimentais - avisa Fonseca ( na foto, abaixo). - Temos um site e um canal no YouTube, ambos de acesso livre e gratuito. 
Fonseca conseguiu para o Landau Global o apoio de uma instituição criada por Harold Kroto , Nobel de química em 1996 pela descoberta do buckminsterfulereno, uma variante alotrópica do carbono com 60 átomos do elemento. No site americano da GEOSET (Global Educational Outreach for Science Engineering and Technology), uma das instituições lideradas por Harold Kroto, existem links diretos para o material Landau Global, que pode ser buscado em português no GEOSET. (Vide carta de recomendação de Kroto ao Landau Global). Kroto também tem o projeto VEGA , para divulgação de ciência e tecnologia, incluindo seminários com outros laureados com o prêmio Nobel. 
- Nossos 1.200 vídeos, dos quais aproximadamente 700 já estão disponíveis, foram patrocinados pelo Instituto Unibanco - explica Fonseca. - Os vídeos restantes estarão disponíveis em breve. O Portal do Professor do MEC também nos colocou em sua página e inscreveu seu canal no nosso. Além disso, o YouTube nos colocou entre os canais que podem carregar vídeos com mais de 15 minutos. 
Fonseca está fazendo revisão final em alguns vídeos e carregará em breve os cerca de 500 que ainda faltam no site Landau Global, no canal YouTube e no site GEOSET
O físico mudou-se para Inglaterra há quatro anos e então pôde concretizar um antigo sonho:
- Minha esposa iniciou seu doutorado em engenharia em setembro de 2007 e então tive as condições para implementar um projeto antigo de educação gratuita pela internet - relata. - Tive tempo disponível e descobrimos o programa que me permitia fazer a apresentação das soluções em vídeos para serem disponibilizados pela internet. 
Fonseca comenta que o Brasil tem estado entre os últimos colocados no teste internacional PISA desde sua primeira edição, em 2000. Com isso, o país está com dificuldades para encontrar, por exemplo, engenheiros para dar sustentação a uma economia em crescimento. 
- Queremos dar a todos os brasileiros, e também a outros povos que falem nosso idioma, o direito fundamental à educação de alta qualidade - complementa Fonseca. - Nosso projeto disponibiliza a educação que os jovens necessitam para concorrer com chances às vagas nas carreiras baseadas em ciência e tecnologia nas melhores universidades, uma vez que explicamos detalhadamente as soluções das questões destes testes em nossos vídeos.
Em tempo, o nome do projeto Landau Global é uma homenagem ao físico e matemático russo Lev Davidovich Landau , que, além de laureado com o Nobel de física, também era um grande divulgador de ciência. 
- Muita gente, até caminhoneiro, escrevia para o Landau. E ele respondia a todos, fazendo um supertrabalho de divulgação, sem arrogância nenhuma - conta Fonseca.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Você sabe identificar um texto literário?

A atividade prática proposta durante a aula de Literatura Brasileira desta semana traz o seguinte desafio: cada aluno deverá postar dois pequenos textos sobre um mesmo tema. O assunto é livre, mas deve aparecer tanto em um texto literário quanto em um texto não literário. É necessário indicar o autor e a fonte de onde foi extraído o material. Aqueles que quiserem poderão criar o seu próprio texto literário. Todos os participantes deverão assinar as postagens, assim como, indicar o curso pretendido no Vestibular.  

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Sisu 2011: matrículas de aprovados na terceira chamada começam nesta terça-feira

Plantão | Publicada em 14/02/2011 às 09h07m


O Globo

RIO - O Ministério da Educação divulgou o resultado da terceira e última chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC). As matrículas dos aprovados nas próprias instituições ocorrerão nesta terça e quarta-feira. Quem ainda não conseguiu uma vaga, mas deseja continuar na disputa, precisa declarar interesse até o dia 17 de fevereiro. A lista de aprovados e a declaração de interesse deve ser feita através do site sisu.mec.gov.br.
Após a primeira chamada do Sisu, menos de um terço das vagas oferecidas foi preenchida. Oficialmente, o MEC só divulgará um balanço ao final da terceira rodada, mas comenta-se no ministério que menos da metade dos candidatos aprovados em todo o país efetivaram matrícula.
O ministério minimiza a situação, apostando que os percentuais subirão na segunda e terceira chamadas. O raciocínio é que, na primeira fase, é grande o número de candidatos com alto desempenho. Muitos deles passam também em outros vestibulares e acabam deixando o Sisu de lado.

ProUni divulga lista de candidatos pré-selecionados em segunda chamada

Plantão | Publicada em 11/02/2011 às 09h00m
O Globo

BRASÍLIA - Os candidatos que concorrem a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni) já podem consultar o resultado da segunda chamada na página http://siteprouni.mec.gov.br/. É preciso fornecer o número de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o CPF.
Mais de 1 milhão de estudantes se inscreveram para disputar uma das 123 mil bolsas oferecidas para o primeiro semestre de 2011. Do total, 80,5 mil são integrais e 42,6 mil, parciais, que cobrem 50% da mensalidade.
Os aprovados devem comparecer às instituições de ensino para onde foram selecionados até o dia 17 de fevereiro para a comprovação das informações prestadas durante as inscrições. A lista dos documentos que devem ser apresentados também está disponível no site do ProUni.
Caso ainda haja bolsas disponíveis, o MEC abrirá um novo período de inscrições de 21 a 24 de fevereiro. Quem já tiver conseguido uma bolsa na primeira etapa ou na segunda não poderá participar da próxima seleção.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Após aprovação, jovem com câncer conta como enfrentou vestibular

09/02/2011 - 10h21

Fonte: Folha.com

MAURÍCIO SIMIONATO
DE CAMPINAS

Eduardo Piniano Pinheiro, 18, passou em três das principais universidades do país (USP, Unicamp e UFSCar) --também passou na primeira fase da Unesp, mas não pôde fazer a segunda.
Fez a prova da Unicamp dentro do hospital, enquanto tratava um câncer no músculo da coxa.
Ontem de manhã, soube da aprovação na USP. À tarde, deixou o hospital. Agora vai escolher o curso, trancar a matrícula e fazer químio e radioterapia. Veja seu relato:
*
Descobri um caroço na coxa no começo de novembro. Fui a cinco médicos, até que um deles disse que era um tumor e que precisava operar.
Já tinha passado de ano e estava estudando para o vestibular. Resolvi prestar direito na USP e engenharia na Unicamp e na UFSCar. Queria uma universidade pública, porque são cursos caros.
Não fiquei muito preocupado com o tumor porque não tinha noção de que poderia ser grave. Li os livros pedidos pelos vestibulares e continuei estudando.
Moro em Bragança Paulista, e, no dia 17 de dezembro, fui para a Casa de Saúde de Campinas para ser operado.
Depois da cirurgia, o médico achou que o tumor era benigno, por isso passei as festas tranquilo com minha família. Mas, no dia 3 de janeiro, tive a notícia de que era maligno e fiquei bem mal nos primeiros dias. Mal falava, fiquei abatido.
Joel Silva/Folhapress
Eduardo na casa de uma tia em Campinas; ele foi aprovado na USP, Unicamp, UFSCar e na 1ª fase da Unesp
Eduardo na casa de uma tia em Campinas; ele foi aprovado na USP, Unicamp, UFSCar e na 1ª fase da Unesp
PROVA NO HOSPITAL
No dia seguinte, voltei a Campinas para iniciar os exames e o tratamento.
A prova da Fuvest eu consegui fazer em uma sala especial no colégio Coração de Jesus. Ainda não tinha começado a quimioterapia, mas estava com os curativos da cirurgia e tinha que levantar de vez em quando por causa da dor. Por isso me liberaram.
A primeira quimioterapia coincidiu com a segunda fase da Unicamp. Como eu seria internado, consegui autorização para fazer a prova no Centro Infantil Boldrini, também em Campinas.
Fiz o vestibular acompanhado de um fiscal em uma ala do hospital. Senti a mesma tensão que em uma sala normal com outros candidatos, mas também a tensão de ficar sozinho com o fiscal.
Precisei me concentrar bem para esquecer que estava em um ambiente que lembra a doença e, assim, focar somente no vestibular e ter força para fazer tudo direito.
DIETA ESPECIAL
Nessa última internação, para mais uma quimioterapia, tive infecção intestinal e fiquei 12 dias no hospital.
Por causa do tratamento, não posso correr risco de contrair infecções e tenho de evitar aglomerações e contato com animais. Também evito frutas e verduras cruas, por causa do risco de terem alguma bactéria.
Gosto de comida japonesa, mas não poderei comer até acabar o tratamento. Pelo menos posso comer sorvete e massas.
Amanhã [hoje], volto ao hospital para me preparar para a radioterapia, na quinta-feira. Serão 30 dias de radio e não sei ainda se vou ficar internado. Vai depender da minha reação. Estou me recuperando bem e consegui responder ao tratamento. No começo foi complicado, mas aceitei melhor.
E ter passado nos três vestibulares foi um incentivo. Primeiro soube da Ufscar, por causa da nota do Enem. Anteontem, saiu a lista de aprovados da Unicamp e vi que tinha passado. Fiquei muito feliz. Ontem, foi a vez da USP.
Me surpreendi com a Unicamp, pois estava muito nervoso no dia da prova.
REDE SOCIAL
Nasci em Bragança Paulista e sempre vivi e estudei lá. Mas costumava viajar para Campinas para ir ao cinema porque não tem em Bragança Paulista. O último filme que assisti foi "A Rede Social".
Hoje, me comunico com meus amigos pelas redes sociais por causa do câncer.
Gosto muito de computador e tive boas notas na escola, mas nunca fui de passar o dia estudando. Gosto de exatas, mas adoro história e direito também.
Vou aproveitar os próximos dois dias longe do hospital para decidir qual curso vou fazer: engenharia da computação, na Unicamp, ou direito, na USP.
Não fiz cursinho. Meu pai é metalúrgico numa empresa que produz fechaduras para carros. Minha mãe tem 44 anos e é professora do ensino fundamental. Tenho uma irmã de 12 anos, a Isabela.
Em Campinas, fico na casa de minha tia Cíntia. É aqui que vou recuperar quando não estiver internado.
Fico feliz de poder incentivar outras pessoas com a doença, porque a vida continua. Tem o José Alencar [ex-vice-presidente] e outros famosos que superaram bem a doença. Se eles podem, porque eu não posso?

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Alunos falam sobre experiência com Literatura Brasileira

Em sua opinião, o que é Literatura? Esta foi a reflexão proposta na primeira aula de 2011 da disciplina Literatura Brasileira. A partir da experiência vivenciada em sala nesta quinta-feira, 10/02, cada aluno deverá enviar abaixo um comentário com uma resposta pessoal a este questionamento. Os participantes também precisam informar o nome e o curso pretendido no Vestibular. 

Você sabe o que é o SISU?

Fonte: Guia da Carreira

O Sistema de Seleção Unificada ( SISU ) é um sistema que foi desenvolvido pelo Ministério da Educação ( MEC ) para organizar e possibilitar que a maior quantidade possível de alunos use a suas notas do Novo ENEM para entrar na Universidades Federais.
Para tornar o acesso mais amplo, as inscrições para o SISU ( assim como tem sido feito com o PROUNI e o próprio ENEM ) são disponibilizadas pela internet através do site do SISU.
Todos os alunos que tenham feito o ENEM podem participar do sistema de seleção do SISU. A quantidade de vagas oferecidas pelas Universidades Federais para os alunos participantes do programa varia de acordo com a instituição ( não existe uma regra geral ).
Em relação a nota corte do SISU ( nota mínima dos alunos para concorrer as vagas ), ela é variável e muda de curso para curso e de universidade para universidade, esta nota de corte é determinada por dois fatores principais:
  • As Universidades Federais podem determinar uma nota mínima obrigatória para cada curso, de acordo com seus critérios. Esta nota pode ser, por exemplo, 400 em uma Universidade e 500 em outra, o critério escolhido para determinar esta nota mínima obrigatória é responsabilidade das Universidades. Elas também podem optar por não determinar uma nota mínima, neste caso qualquer aluno pode participar da seleção.
  • As notas dos outros alunos também determinam a nota de corte dentro da lógica do SISU. Quanto mais alunos concorrerem para uma determinada vaga e quanto mais alta for a nota deles, mais sobe a nota de corte.

Como Funciona o SISU

O SISU funciona em um sistema de turnos, durante o dia o site fica aberto para que os alunos possam se cadastrar e modificar os seus dados e durante a noite fica fechado para que o sistema possa processar as inscrições e recalcular as notas de corte.
Para poder ter certeza de que estão com a vaga garantida, os alunos devem verificar a sua situação diariamente e acompanhar as atualizações.
O SISU foi inicialmente projetado pelo MEC para ser atualizado em tempo real ( assim que um novo aluno faz a inscrição ou altera os seus dados todo o sistema é atualizado ) mas para simplificar foi estruturado no formato de turnos.
A primeira edição do SISU foi aberta em 29 de Janeiro de 2010. Segundo dados do MEC a capacidade atual de acessos simultâneos que o site do SISU pode receber é de 200.000 alunos.

Organização do SISU

Além de ser organizado em turnos, o SISU também está organizado em etapas, são 3 etapas no total:
  • Primeira Etapa
  • Segunda Etapa
  • Etapa Suplementar ( ou Etapa Final )
Como são 3 etapas, o aluno tem 3 chances de concorrer as vagas na Universidades Federais. É importante lembrar que a cada etapa todos os resultados são zerados: assim que começa uma nova etapa do SISU, os alunos tem que fazer novamente a sua inscrição. Quem se inscrever para a primeira etapa do SISU e não se inscrever para a segunda etapa, por exemplo, não concorre na segunda etapa.
Na Etapa Suplementar do SISU os alunos podem ainda se inscrever para uma lista de espera. Quem estiver nesta lista pode ser chamado caso alguém que conseguiu uma vaga desista do curso.
Confira abaixo um diagrama resumido o ciclo do SISU, contando com as 3 etapas e também com a lista de espera:

Ciclo de Funcionamento do SISU

Ciclo de Funcionamento do SISU, contando com as 3 etapas e lista de espera

Vestibular 2011: UFF recebe matrículas de aprovados na 1ª reclassificação e remanejamento

Plantão | Publicada em 10/02/2011 às 09h14m
O Globo

RIO - Todos os 1.367 estudantes reclassificados e 917 remanejados na 1ª reclassificação do vestibular 2011 da Universidade Federal Fluminense (UFF) devem realizar a matrícula nesta quinta-feira, das 12h às 18h, no município sede do curso. A lista dos aprovados está disponível no site www.vestibular.uff.br/2011.

Educafro Rio tem nova coordenação geral

Plantão | Publicada em 10/02/2011 às 11h26m
O Globo

RIO - A ONG Educafro Rio, grupo que defende ações afirmativas para negros e distribui bolsas para estudantes, está sob nova coordenação. Desde 23 de janeiro, Rita de Cássia de Carvalho assumiu a coordenação geral no lugar de Therezinha Rosa Bello, que solicitou o próprio afastamento. Therezinha agora ficará como vice-coordenadora geral.

Sisu 2011: terceira chamada será divulgada no próximo domingo

Plantão | Publicada em 10/02/2011 às 09h36m
O Globo

RIO - A terceira e última chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), será divulgada no próximo domingo (13), com matrículas nas universidades nos dias 15 e 16. Após a terceira chamada, o sistema gerará uma lista de espera para cada instituição poder convocar os candidatos para possíveis vagas remanescentes. Quem quiser participar da lista terá de declarar interesse entre os dias 13 e 17 deste mês.
Após a primeira chamada do Sisu, menos de um terço das vagas oferecidas foi preenchida. Oficialmente, o MEC só divulgará um balanço ao final da terceira rodada, mas comenta-se no ministério que menos da metade dos candidatos aprovados em todo o país efetivaram matrícula.
O ministério minimiza a situação, apostando que os percentuais subirão na segunda e terceira chamadas. O raciocínio é que, na primeira fase, é grande o número de candidatos com alto desempenho. Muitos deles passam também em outros vestibulares e acabam deixando o Sisu de lado.

Estudantes têm até 16 de fevereiro para registrar interesse em participar das reclassificações da Uerj

Plantão | Publicada em 10/02/2011 às 09h19m
O Globo
 
RIO - Os candidatos que prestaram o vestibular 2011 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), mas que ainda não conseguiram uma vaga, não precisam perder as esperanças. Até o dia 16 de fevereiro, é possível realizar o registro de interesse para concorrer às demais reclassificações. O procedimento deve ser feito na página do vestibular da instituição, www.vestibular.uerj.br.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

UFRJ recebe pré-matrícula da 1ª reclassificação e remanejamento nesta quarta-feira


RIO - A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) recebe nesta quarta-feira, 9/02, as pré-matrículas dos estudantes reclassificados e remanejados pelo Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação 2011 (referente aos 40% das vagas oferecidos através do vestibular próprio). As listas dos aprovados estão disponíveis no site www.acessograduacao.ufrj.br.

Quem tem nome começando por L a Z deve comparecer à instituição nesta quarta-feira. Aqueles que têm nomes iniciados pelas demais letras já foram atendidos na terça-feira. O atendimento acontece das 10h às 15h, no prédio da Faculdade de Letras, no campus do Fundão. Quem não comparecer perderá o direito à vaga.

No caso dos cursos no campus avançado de Macaé, as pré-matrículas para os dois grupos obedecem aos mesmos critérios, mas são realizadas na Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros, no município.

No caso dos reclassificados, será preciso levar cópia autenticada do histórico escolar completo do Ensino Médio ou de curso equivalente; dois retratos 3X4 recentes; cédula de Identidade válida em território nacional; certificado de conclusão do ensino médio; título de eleitor (para maiores de dezoito anos); comprovante de que está em dia com as obrigações militares (para maiores de dezoito anos e do sexo masculino); cadastro de pessoa física do candidato (não será aceito CPF do responsável). Já os remanejados devem levar a cédula de indentidade e o comprovante da pré-matrícula.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Uerj recebe pré-matrícula de aprovados na 1ª reclassificação do vestibular 2011

Plantão | Publicada em 07/02/2011 às 08h47m
O Globo

RIO - A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) recebe nesta terça e quarta-feira, das 10h às 16h, as pré-matrículas dos candidatos reclassificados e remanejados no vestibular 2011. A lista dos aprovados e os locais onde a pré-matrícula será realizada estão disponíveis no site www.vestibular.uerj.br.
Para concorrer às demais reclassificações, os candidatos deverão realizar o registro de interesse entre os dias 9 e 16 de fevereiro, também na página do vestibular a instituição na internet.

Entre e se apresente

Que bom que você está por aqui! Agora, que tal, você se apresentar para nos conhecermos melhor?  É simples: basta dizer o nome, alguma "coisinha" sobre você, qual a sua relação com o Pré-vestibular Ganga Zumba e quais são seus objetivos no curso em 2011. Fique à vontade e nos visite sempre!

Reportagem traz dicas de como estudar para o vestibular

Confira abaixo o vídeo da reportagem que traz dicas sobre como se preparar para o vestibular.


<iframe title="YouTube video player" width="480" height="390" src="http://www.youtube.com/embed/li8wM7_Gh9k" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Sisu 2011: matrículas de aprovados na segunda chamada começam nesta terça-feira

Plantão | Publicada em 08/02/2011 às 08h33m

O Globo
RIO - As matrículas dos candidatos aprovados na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), serão realizadas nesta terça (8) e quarta-feira (9) nas instituições de ensino na qual os estudantes conseguiram uma vaga. É preciso verificar junto às universidades os horários de atendimento e os documentos necessários. O resultado da segunda chamada pode ser consultado no site sisu.mec.gov.br .
Caso ainda haja vagas após a segunda chamada, uma terceira será divulgada no dia 13 de fevereiro, com matrícula nos dias 15 e 16. Depois, o sistema gerará uma lista de espera para cada instituição poder convocar os candidatos para possíveis vagas remanescentes. Quem quiser participar da lista terá de declarar interesse entre os dias 13 e 17 deste mês.
Após a primeira chamada do Sisu, menos de um terço das vagas oferecidas foi preenchida. Oficialmente, o MEC só divulgará um balanço ao final da terceira rodada, mas comenta-se no ministério que menos da metade dos candidatos aprovados em todo o país efetivaram matrícula.
O ministério minimiza a situação, apostando que os percentuais subirão na segunda e terceira chamadas. O raciocínio é que, na primeira fase, é grande o número de candidatos com alto desempenho. Muitos deles passam também em outros vestibulares e acabam deixando o Sisu de lado.

ProUni terá segunda chamada nesta semana para vagas remanescentes

Plantão | Publicada em 07/02/2011 às 09h47m
O Globo

RIO - O Programa Universidade para Todos (ProUni), do Ministério da Educação (MEC), divulgará na próxima sexta-feira a lista dos candidatos pré-selecionados em segunda chamada, com prazo para comprovação de documentos até 17 de fevereiro. Os estudantes precisarão apresentar a documentação que comprove as informações prestadas durante as inscrições.
Para participar do ProUni, é preciso ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou estabelecimento privado com bolsa integral. É necessário ainda ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010, atingido o mínimo de 400 pontos na média das cinco provas e não ter tirado zero na redação.
As bolsas integrais são destinadas aos alunos com renda familiar mensal per capita (por membro da família) de até 1,5 salário mínimo. As parciais são para os candidatos cuja renda familiar mensal per capita não passe de três salários mínimos.
Caso ainda haja bolsas disponíveis após a segunda chamada, o MEC abrirá um novo período de inscrições de 21 a 24 de fevereiro. Quem já tiver conseguido uma bolsa na primeira etapa não poderá participar da segunda seleção.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Aula inaugural no Ganga Zumba


Todos os nossos amigos, professores, coordenadores e ex-alunos estão convidados para a aula inaugural do Ganga Zumba, que acontece nesta segunda-feira, dia 7 de fevereiro, das 18h20 às 21h50. 
Local: Sala do Pré Vestibular Ganga Zumba na Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração
Endereço: Rua Barão 807,  Praça Seca, Jacarepaguá - Rio de Janeiro.