sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

GUIA DE CARREIRAS: ZOOTECNIA 

O que faz quem trabalha com Zootecnia? Ficou curioso? Confira a resposta no texto a seguir! 


Fonte: G1 

Se o crocodilo ou o gambá estão obesos ou o filhote da girafa da Fundação Parque Zoológico de São Paulo precisa de um complemento alimentar, o zootecnista vai saber. Se o hipopótamo está velhinho e necessita de uma dieta especial ou os cisnes não gostaram da nova ração, também. Formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Henrique Luís Tavares, de 34 anos, é o nutricionista dos mais 3.500 animais do zoológico de São Paulo.
Entre outras atribuições, o zootecnista é responsável por calcular os regimes dos bichos com sobrepeso, reforçar os pratos das espécies doentes ou em extinção, e adaptar as dietas com os ingredientes disponíveis, a partir do que os animais se alimentam em seu habitat. Os flamingos, por exemplo, recebem pratos diários de peixes misturados com colorau que substituem camarões e algas encontrados na natureza. O colorau ajuda a manter a penugem avermelhada das aves.
Os animais do zoológico paulistano consomem quatro toneladas de alimentos por dia, sendo meia de carne e o restante de ração, frutas, grãos e sementes. Herbívoros como a girafas comem cerca de 100 quilos de alimentos por dia.
Também é função do zootecnista promover o melhoramento genético e aumentar a produtividade animal. "O bem-estar animal é um dos nosso lemas, inclusive na hora do abate. Seguimos regras e técnicas para diminuir o sofrimento do bicho e não comprometer a qualidade da carne", afirmou Tavares. No zoológico de São Paulo, os ratos e porquinhos-da-índia criados no biotério para alimentar outros bichos são mortos por uma câmara de gás, mas segundo o zootecnista, adormecem antes de serem asfixiados.
SAIBA MAIS 
O que faz
Os profissionais formados em zootecnia estão habilitados  a criar e promover o bem-estar dos animais seja para fins alimentícios como a produção de carne, leite e derivados; seja para preservação no caso de animais silvestres e exóticos, ou ainda, no caso do mercado de pet, como cães e gatos. 
Onde atua 
Em zoológicos, centros de triagem de animais silvestres, indústria de processamento de produtos de origem animal, ou ainda, como consultor autônomo em planos de manejo ligados à fauna ou na assistência de produtores rurais. 
Perfil 
Quem pensa em estudar zootecnia além de gostar de animais tem de ter habilidades em ciências exatas, principalmente química e matemática. Precisa também ter raciocínio lógico, saber trabalhar em equipe e ter espírito de liderança. 
Salário inicial 
A recomendação é de que o piso seja equiparado a do veterinário e a remuneração gire em torno de 8 salários mínimos para 8 horas de trabalho, segundo o zootecnista Henrique Luis Tavares. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário