sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Físico brasileiro implementa projeto de educação on-line gratuita

Publicada em 17/02/2011 às 08h51m
Carlos Alberto Teixeira

Fonte: Globo on line 
 
RIO. O físico brasileiro Alexandre Leoni Fonseca, de 46 anos e residente na Inglaterra, começou em 2008 a implementar o Landau Global, um projeto de educação on-line gratuita que visa a despertar o interesse dos jovens para carreiras baseadas em ciência e tecnologia. 
As disciplinas são ensinadas com base na solução das questões de alguns dos principais vestibulares do país. O sistema já tem em seu acervo questões resolvidas do ENEM e de vestibulares de instituições como Fuvest, UFRJ, UFMG, UFPE, entre outras, num total de mais de 1.200 questões de física, matemática, química e biologia. 
- No futuro, faremos também aulas teóricas e experimentais - avisa Fonseca ( na foto, abaixo). - Temos um site e um canal no YouTube, ambos de acesso livre e gratuito. 
Fonseca conseguiu para o Landau Global o apoio de uma instituição criada por Harold Kroto , Nobel de química em 1996 pela descoberta do buckminsterfulereno, uma variante alotrópica do carbono com 60 átomos do elemento. No site americano da GEOSET (Global Educational Outreach for Science Engineering and Technology), uma das instituições lideradas por Harold Kroto, existem links diretos para o material Landau Global, que pode ser buscado em português no GEOSET. (Vide carta de recomendação de Kroto ao Landau Global). Kroto também tem o projeto VEGA , para divulgação de ciência e tecnologia, incluindo seminários com outros laureados com o prêmio Nobel. 
- Nossos 1.200 vídeos, dos quais aproximadamente 700 já estão disponíveis, foram patrocinados pelo Instituto Unibanco - explica Fonseca. - Os vídeos restantes estarão disponíveis em breve. O Portal do Professor do MEC também nos colocou em sua página e inscreveu seu canal no nosso. Além disso, o YouTube nos colocou entre os canais que podem carregar vídeos com mais de 15 minutos. 
Fonseca está fazendo revisão final em alguns vídeos e carregará em breve os cerca de 500 que ainda faltam no site Landau Global, no canal YouTube e no site GEOSET
O físico mudou-se para Inglaterra há quatro anos e então pôde concretizar um antigo sonho:
- Minha esposa iniciou seu doutorado em engenharia em setembro de 2007 e então tive as condições para implementar um projeto antigo de educação gratuita pela internet - relata. - Tive tempo disponível e descobrimos o programa que me permitia fazer a apresentação das soluções em vídeos para serem disponibilizados pela internet. 
Fonseca comenta que o Brasil tem estado entre os últimos colocados no teste internacional PISA desde sua primeira edição, em 2000. Com isso, o país está com dificuldades para encontrar, por exemplo, engenheiros para dar sustentação a uma economia em crescimento. 
- Queremos dar a todos os brasileiros, e também a outros povos que falem nosso idioma, o direito fundamental à educação de alta qualidade - complementa Fonseca. - Nosso projeto disponibiliza a educação que os jovens necessitam para concorrer com chances às vagas nas carreiras baseadas em ciência e tecnologia nas melhores universidades, uma vez que explicamos detalhadamente as soluções das questões destes testes em nossos vídeos.
Em tempo, o nome do projeto Landau Global é uma homenagem ao físico e matemático russo Lev Davidovich Landau , que, além de laureado com o Nobel de física, também era um grande divulgador de ciência. 
- Muita gente, até caminhoneiro, escrevia para o Landau. E ele respondia a todos, fazendo um supertrabalho de divulgação, sem arrogância nenhuma - conta Fonseca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário