quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Você sabe o que é o SISU?

Fonte: Guia da Carreira

O Sistema de Seleção Unificada ( SISU ) é um sistema que foi desenvolvido pelo Ministério da Educação ( MEC ) para organizar e possibilitar que a maior quantidade possível de alunos use a suas notas do Novo ENEM para entrar na Universidades Federais.
Para tornar o acesso mais amplo, as inscrições para o SISU ( assim como tem sido feito com o PROUNI e o próprio ENEM ) são disponibilizadas pela internet através do site do SISU.
Todos os alunos que tenham feito o ENEM podem participar do sistema de seleção do SISU. A quantidade de vagas oferecidas pelas Universidades Federais para os alunos participantes do programa varia de acordo com a instituição ( não existe uma regra geral ).
Em relação a nota corte do SISU ( nota mínima dos alunos para concorrer as vagas ), ela é variável e muda de curso para curso e de universidade para universidade, esta nota de corte é determinada por dois fatores principais:
  • As Universidades Federais podem determinar uma nota mínima obrigatória para cada curso, de acordo com seus critérios. Esta nota pode ser, por exemplo, 400 em uma Universidade e 500 em outra, o critério escolhido para determinar esta nota mínima obrigatória é responsabilidade das Universidades. Elas também podem optar por não determinar uma nota mínima, neste caso qualquer aluno pode participar da seleção.
  • As notas dos outros alunos também determinam a nota de corte dentro da lógica do SISU. Quanto mais alunos concorrerem para uma determinada vaga e quanto mais alta for a nota deles, mais sobe a nota de corte.

Como Funciona o SISU

O SISU funciona em um sistema de turnos, durante o dia o site fica aberto para que os alunos possam se cadastrar e modificar os seus dados e durante a noite fica fechado para que o sistema possa processar as inscrições e recalcular as notas de corte.
Para poder ter certeza de que estão com a vaga garantida, os alunos devem verificar a sua situação diariamente e acompanhar as atualizações.
O SISU foi inicialmente projetado pelo MEC para ser atualizado em tempo real ( assim que um novo aluno faz a inscrição ou altera os seus dados todo o sistema é atualizado ) mas para simplificar foi estruturado no formato de turnos.
A primeira edição do SISU foi aberta em 29 de Janeiro de 2010. Segundo dados do MEC a capacidade atual de acessos simultâneos que o site do SISU pode receber é de 200.000 alunos.

Organização do SISU

Além de ser organizado em turnos, o SISU também está organizado em etapas, são 3 etapas no total:
  • Primeira Etapa
  • Segunda Etapa
  • Etapa Suplementar ( ou Etapa Final )
Como são 3 etapas, o aluno tem 3 chances de concorrer as vagas na Universidades Federais. É importante lembrar que a cada etapa todos os resultados são zerados: assim que começa uma nova etapa do SISU, os alunos tem que fazer novamente a sua inscrição. Quem se inscrever para a primeira etapa do SISU e não se inscrever para a segunda etapa, por exemplo, não concorre na segunda etapa.
Na Etapa Suplementar do SISU os alunos podem ainda se inscrever para uma lista de espera. Quem estiver nesta lista pode ser chamado caso alguém que conseguiu uma vaga desista do curso.
Confira abaixo um diagrama resumido o ciclo do SISU, contando com as 3 etapas e também com a lista de espera:

Ciclo de Funcionamento do SISU

Ciclo de Funcionamento do SISU, contando com as 3 etapas e lista de espera

Nenhum comentário:

Postar um comentário